Webinar

Portugal: abrandamento em curso

A economia Portuguesa manteve um ritmo de crescimento acima do esperado no início de 2022, beneficiando do alívio das restrições relativas à pandemia. O PIB cresceu 2.6% em cadeia no primeiro trimestre do ano, ultrapassando em 1.3% o seu nível pré-pandemia. Para o que resta do ano, a Oxford Economics perspectiva uma dinâmica de crescimento bastante mais modesta, com a recuperação económica atrasada pelo conflito na Ucrânia e pressões inflacionistas acentuadas. Porém o resultado do primeiro trimestre, e associado efeito carry-over, deixa o PIB português bem posicionado para crescer no conjunto de 2022 acima de 6.5%, sendo neste momento os 4.9% perspectivados pelo Governo e Banco de Portugal mais plausíveis num cenário adverso. Os últimos desenvolvimentos tornaram também obsoletas a maioria das previsões para a inflação em 2022. A taxa de inflação atingiu 7.4% em Abril e irá manter-se elevada nos próximos meses, resultando numa média anual ligeiramente acima dos 6% – deixando a nossa previsão bastante acima dos 4% do Governo e Banco de Portugal. Neste terceiro webinar (em português) iremos apresentar mais detalhadamente as nossas perspectivas para Portugal e para a zona euro.

Neste webinar terá lugar no dia 16 de Maio às 11:00 da manhã (Hora de Portugal Continental).

Ricardo Amaro

Economista Sénior

Ricardo Amaro

Economista Sénior

Ricardo Amaro | Economista Sénior

Ricardo é o responsável pelas previsões da Oxford Economics para Portugal, bem como pela apresentação das mesmas. Como membro sénior da equipa que cobre a zona euro, ele escreve também sobre os últimos desenvolvimentos na região e contribui para a publicação de investigação temática. As suas áreas de specialização incluem as economias da zona euro, e em particular Portugal e a Irlanda, bem como mercados financeiros. Com cerca de 10 anos de experiência como economista, Ricardo trabalhou também em modelos e cenários económicos e começou a sua carreira na Comissão Europeia onde ao longo de quase três anos trabalhou em política orçamental. Concluiu ainda dois mestrados em economia e finanças, um na Nova School of Business and Economics e outro na Barcelona Graduate School of Economics.

Back to Events

Related Services

Service

European Macro Service

A complete service to help executives track, analyse and react to macro events and future trends for the European region.

Find Out More
globe

Service

Global Macro Service

Monitor macro events and their potential impact.

Find Out More